Durante a pandemia, a grandeza da profissão professor foi posta à prova. Houve a necessidade de se reinventar, de se adaptar, de viver, verdadeiramente, uma transformação. Graças a dedicação de cada um deles, milhões de alunos, puderam continuar seus estudos e a Fundação Bradesco, mais do que nunca, quis demonstrar seu agradecimento prestando uma homenagem mais do que especial.
Para isso a Figtree & Co, empresa responsável pela comunicação da Fundação Bradesco, criou o primeiro "Dicionário de Uma Palavra Só", que foi materializado no formato livro e filme. Trazendo mais uma vez uma transformação cognitiva, ressignificando desta vez o que é professor. E ninguém melhor do que os alunos para recriarem essa definição.
O livro foi um presente para os professores da Fundação Bradesco. Mas a homenagem foi estendida a todos os professores do país: a Figtree também foi responsável por criar um filme de 60 segundos, feito na Fundação Bradesco do Jardim Conceição, onde os alunos contam para a câmera, sem roteiro e com suas palavras de forma autêntica, suas definições do que é ser professor.
No dia dos professores a homenagem estará no ar (filme), para todo o Brasil, e nas mãos dos quase 1600 professores da Fundação Bradesco (livro físico).
Foram mais de 6 mil frases e desenhos enviados por alunos das 40 escolas da Fundação Bradesco, ressignificando e redefinindo a palavra PROFESSOR.
Livro
Filme: Dicionário de uma palavra só
"Tivemos a felicidade de poder ler milhares de declarações que nos tocaram, não apenas pelo carinho pelos professores, mas também pela relação única com Fundação", comenta Ricardo Figueira CCO da Figtree&Co. “Isso demonstra também como a Fundação Bradesco tem tido êxito nas competências sócio-emocionais para formar lideranças , trabalhadas nas escolas, e que estimulam a criatividade, a espontaneidade, a capacidade de se expressar dos seus alunos.”, completa.
60 segundos
O "Dicionário de Uma Palavra Só" mostra sentimentos reais, frases cativantes, divertidas, inteligentes, desenhos singelos, produzidos de casa pelos alunos, com materiais limitados. "Fizemos questão de manter a verdade desta simplicidade e temos certeza de que os professores vão se emocionar." conta Ricardo Figueira, fundador da Figtree & Co.
Sobre a Fundação Bradesco.
Criada há 65 anos pelo fundador do Bradesco, Amador Aguiar, a Fundação Bradesco nasceu com o objetivo de dar educação para comunidades carentes e hoje possui mais de 40 escolas pelo Brasil, mais de 100 mil alunos em plena atividade de educação letiva e já formou aproximadamente um milhão de alunos.
Ao longo desse tempo a Fundação passou por várias transformações alinhadas à realidade de cada tempo e de cada região do país. Hoje a Fundação conta com uma educação voltada para formação de lideranças regionais com o objetivo de multiplicar o impacto da transformação social pela educação.
Desde 2019 a Figtree é a empresa de comunicação da Fundação Bradesco, desenvolvendo projetos e trabalhos de diversas naturezas junto com a instituição.
Créditos do projeto
Título: Dicionário de uma palavra só
Cliente: Fundação Bradesco
Aprovação Fundação Bradesco: Denise Aguiar, Luciana Alvarez, Alessandra Pimentel,
Agência/Empresa: Figtree & Co
Criação: Christiane Gribel / Daniel Macedo / Vinícius Santos/ Ricardo Figueira
Produto: Institucional
CCO: Ricardo Figueira
COO: Liliane Arend
CGO: Ana Nubié
Gestão de Projetos: Laura Coelho
Produção Filme: Brigitte Filmes
Direção: Eduardo Ohara
Montage e Cor: Akira
Motion: Mão Ambrosio
Produtora de Som: Argila Produções Musicais
Direção e Produção Musical: Rodrigo Bragança e Quim Vasconcelos
Comments